Freeland Brasil

São Paulo, SP, Brasil

freelandbrasil@freelandbrasil.org.br

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

PESQUISA

   A Freeland Brasil trabalha por um mundo sustentável e livre do tráfico de espécies silvestres, dedicando-se à pesquisa científica e capacitação para apoio ao trabalho das forças policiais.

ARTIGO PUBLICADO NA WILEY ONLINE LIBRARY

Participação no editorial “Bolder steps to fight global wildlife illegal trade” “Passos ousados para combater o comércio ilegal global do tráfico de espécies silvestres”. A Freeland Brasil participou do artigo publicado representadas pelas Diretora Executiva Dra Juliana Machado Ferreira, Coordenadora de Ciências Freeland Dra Nadia Barros, o qual também teve colaboração de Ricardo Jorge Lopes CIBIO/InBIO. O artigo foi publicado na versão final em janeiro de 2019.


https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/cobi.13245

PARTICIPAÇÃO NO SCIENTIFIC ADVISORY GROUP (SAG) DA UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIMES (UNODC)

A Freeland Brasil, representada pela Dra Juliana Machado Ferreira, participou do grupo de assessoria científica para a 2ª Edição do Relatório sobre Crime Ambiental Global (World Wildlife Crime Report), da divisão de crimes e drogas da ONU (UNODC), em Viena. O evento aconteceu em abril de 2019. Como únicos representantes da América do Sul no seleto grupo de experts, a Freeland buscou compartilhar dados e informações sobre a relevância do tráfico de espécies silvestres na região.

INFOTRAFI

Infrotrafi é a primeira plataforma de monitoramento e combate do tráfico de animais silvestres das Américas. A plataforma reúne os colaboradores de dezenas de órgãos públicos federais, estaduais, e municipais, além de autarquias e organizações com o único propósito de centralizar a informação e compartilhar inteligência base de dados online em ascensão sobre o tráfico de animais silvestres, uma contribuição para o trabalho dos servidores de instituições governamentais. Lançada em agosto de 2016 em colaboração com a empresa BlackBean. (atualmente off line por troca de empresa de IT)

TREINAMENTO DE PERÍCIA AMBIENTAL PARA FAUNA SILVESTRE

Em agosto de 2013 a Freeland Foundation organizou um treinamento de Perícia Ambiental para Fauna Silvestre para cientistas asiáticos no US FWS National Forensics Laboratory, localizado em Ashland, Oregon, Estados Unidos, o único laboratório de serviço completo do mundo dedicado aos crimes contra a vida selvagem. A Dra Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil participou.

DOCUMENTÁRIO “AS NOVAS X PHILOSOPHICAS"

A serie documental “As Novas Viagens Philosophicas” de 13 episódios revela descobertas sobre a biodiversidade das preguiças, espécie que vive nas florestas da América do Sul e que sofre ameaça de sobrevivência devido a desflorestamento da Amazônia e da Mata Atlântica. Desenvolvida em 14 países, a série percorre a investigação de cientistas portugueses, mostrando os trabalhos desenvolvidos. Os pesquisadores buscam atuar na conservação da espécie e dos habitats que ela vive. A Coordenadora de Ciências da Freeland Brasil, Nádia de Moraes, é uma das pesquisadoras colaboradoras para a série. Lançada em outubro de 2016.

https://cibio.up.pt/news/details/as-novas-viagens-philosophicas#prettyPhoto

http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p33218

LABIMAF

A Freeland Brasil está em processo de estabelecimento, junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Munício de São Paulo, de um Laboratório de Biologia Molecular de Apoio à Fiscalização, específico para o desenvolvimento de testes de pesquisas requeridos por agências governamentais para o combate ao tráfico de animais silvestres.

LIVRO CIÊNCIA CONTRA O TRÁFICO: AVANÇOS NO COMBATE AO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES

O Livro Ciência Contra o Tráfico: Avanços no Combate ao Comércio Ilegal de Animais Silvestres, foi lançado em maio de 2017, no Congresso Interforensics em Brasília (interforensics.com) durante o painel: Desafios e Perspectivas do Combate ao Tráfico de Animais Silvestres do Século XXI. A Diretora Executiva da Freeland Brasil, Dra. Juliana M Ferreira foi co-organizadora e autora de 3 capítulos. O livro foi escrito em parceria com peritos da Polícia Federal e com autores de diversas instituições contribuindo com capítulos sobre o tema. O livro impresso teve tiragem limitada para instituições governamentais selecionadas. O livro pdf está disponível para o público em geral.

 

Faça o download aqui neste link https://goo.gl/V8pYMj