Freeland Brasil

Rua Cerro Corá, 550, sala 19, Alto da Lapa, São Paulo, SP, Brasil

freelandbrasil@freelandbrasil.org.br

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

EDUCAÇÃO

   A Freeland Brasil trabalha por um mundo sustentável e livre do tráfico de espécies silvestres, dedicando-se à educação e conscientização para reduzir a demanda para criar mudança de comportamento efetiva.

REPORTAGEM NA REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC

A Diretora Executiva da Freeland Brasil, Dra. Juliana Machado Ferreira concedeu entrevista exclusiva para Thiago Medaglia. A reportagem foi publicada na edição de agosto de 2019 da Revista National Geographic. A dra Juliana falou sobre os impactos da retirada dos animais da natureza e as ações para combater o tráfico de animais.

ENTREVISTA NO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE O MUNDO, POR MOISES RABINOVICI - CANAL TV BRASIL

A Dra Juliana conta no programa o que acontece quando um animal é retirado de seu ecossistema e como é difícil devolvê-lo à natureza. Ela relata que em feiras pelo Brasil, animais silvestres como pássaros, macacos, esquilos e iguanas e até peixes são vendidos como se fossem cães e gatos domésticos.
O programa foi ao ar pelo Canal TV Brasil em 07 de agosto de 2019.

WAP WORLD ANIMAL PROTECTION – ANIMAL SILVESTRE NÃO É PET

Participação no Relatório da WAP Crueldade à Venda - Os problemas da criação de animais silvestres como pet - da World Animal Protection, do Movimento Animal Silvestre não é Pet, com um box sobre Tráfico de Fauna Silvestre no Brasil. O relatório foi publicado em junho de 2019. A nova campanha da World Animal Protection (Proteção Animal Mundial), Animal silvestre não é pet, conscientiza para evitar que animais silvestres sejam capturados da natureza e criados cruelmente em cativeiro, para se tornarem bichos de estimação.

https://www.worldanimalprotection.org.br/silvestre-nao-e-pet

CONFERÊNCIA TED PARA O CONGRESSO DA PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI)

Palestra com o tema "Criação Legalizada de Animais Silvestres e o Comércio Ilegal", na sessão "Possibility", curada pelas conferências TED para o congresso da Project Management Institute (PMI), realizado em maio de 2019, em Campinas - São Paulo, com a Dra Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil. A série de eventos da PMI ao redor do mundo está comemorando os 50 anos do Instituto. Maior Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, do PMI.

CURSO INSTITUTO ACAIA PANTANAL

A Freeland Brasil participou do curso anual de formação para os professores da Escola Jatobazinho, oferecido pelo Instituto Acaia Pantanal, que mantém a escola para crianças ribeirinhas de 5 a 12 anos na Serra do Amolar. A ação aconteceu em janeiro de 2019 e a Freeland Brasil foi responsável por parte do treinamento. O Coordenador de Educação Leandro Bondar e a Diretora Executiva Juliana Machado Ferreira ministraram aulas de Conservação da Biodiversidade e Métodos e Técnicas Estudo do Meio.

ARTIGO PUBLICADO NA EMBO REPORTS

Participação do artigo CSI wildlife: How science is helping detectives to track down poaching and illegal trade in wildlife da Revista Embo Reports. (Como a ciência está ajudando detetives a rastrear a caça e o comércio ilegal de animais silvestres) da sessão Ciência e Sociedade por Adam Gristwood, publicado na edição de janeiro de 2019. A Freeland Brasil participou representada pela Diretora Executiva Dra. Juliana Machado Ferreira.


http://embor.embopress.org/content/20/1/e47452 (páginas 6 e 7)

REPORTAGEM NA REVISTA ÉPOCA, RETROSPECTIVA 2018

A Diretora Juliana Machado Ferreira foi uma das 72 personalidades para a Edição Retrospectiva 2018 da Revista Época na reportagem “Não vale a pena ter pássaro preso”, publicada em dezembro de 2018. Premiada geneticista que combate tráfico ilegal de pássaros diz que erro na área ambiental não tem volta. Geneticista contabilizou mais de 5.000 espécies de aves em risco.

https://epoca.globo.com/nao-vale-pena-ter-passaro-preso-23337061

PALESTRA NA NATIONAL GEOGRAPHIC
ON CAMPUS MIAMI

Participação na National Geographic On Campus, no painel sobre Vida Selvagem Sem Fronteiras com a palestra "O Tráfico de Fauna Silvestre e as Fronteiras Naturais e Artificiais", ministrada pela Diretora Executiva da Freeland Brasil, Juliana Machado Ferreira, em novembro de 2018. A National Geographic On Campus aconteceu no Shalala Student Center, na Universidade de Miami – Flórida, Estados Unidos. Neste evento anual exploradores e cientistas da National Geographic e estudiosos e líderes da Universidade de Miami convidam a explorar soluções para os problemas críticos que o planeta enfrenta.

contra.jpg
CARTILHA “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PL DA CAÇA”

Produção de cartilha explicativa sobre o Projeto de Lei 6268/2016 chamado de “PL da Caça”. Ação realizada em agosto de 2018 em conjunto com o Movimento Caça Não. Aproximadamente 40 organizações nacionais e internacionais fazem parte do movimento.

ENTREVISTA E JULGAMENTO DE TRABALHO DE FEIRA DE CIÊNCIAS – COLÉGIO GIORDANO BRUNO, SÃO PAULO, SP

A Dra Juliana Machado Ferreira teve a honra de ter sido entrevistada para o trabalho de feira de ciências de duas alunas do Ensino Médio do Colégio Giordano Bruno - Bruna Nishida e Maria Eduarda Capecci, que teve como tema “o tráfico de animais silvestres na era da comunicação virtual”. A Dra Juliana também foi convidada a participar da banca na apresentação do trabalho. O evento aconteceu em setembro de 2017.

PALESTRAS APRESENTADA EM CICLO DE EVENTOS DA NATIONAL GEOGRAPHIC EM WASHINGTON, DC

Foi com grande alegria que a dra Juliana Machado Ferreira apresentou, em março de 2018, duas palestras na sede da National Geographic em Washington, DC, trazendo a questão do tráfico de animais silvestres, suas consequências e o trabalho desenvolvido pela Freeland Brasil.

https://events.nationalgeographic.com/family-experiences/adventures-exploration-protectors-wild

MESA REDONDA "TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: LEGISLAÇÃO E COMÉRCIO”, SÃO PAULO, SP

A Freeland Brasil, representada pela nossa Diretora Executiva Dra Juliana Machado Ferreira, participou da mesa redonda "Tráfico de animais silvestres: legislação e comércio”, no XIII CAEB (Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia - CAEB), organizado por alunos da Unicamp em agosto de 2017.
Os outros participantes da mesa foram a Dra. Vânia Maria Tuglio (Promotora de Justiça do GECAP, Ministério Público de SP), a Médica Veterinária Carolina Lorieri Vanin (Departamento de Fauna, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e o Major Olivaldi Alves Borges Azevedo (Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo). Na ocasião foi apresentado aos alunos a situação do tráfico de animais silvestres no Brasil, além da visão da empresa em como a atual legislação acaba por não combater efetivamente essa atividade criminosa.

PALESTRA APRESENTADA NA LICENSING EXPO BRASIL EM SÃO PAULO, SP

A Diretora Executiva da Freeland Brasil apresentou uma palestra sobre sua carreira e sua ligação com a National Geographic Society, a pedido da Nat Geo Brasil, na Licensing Expo Brasil, uma grande feira de licenciamento de produtos frequentada por grandes empresários que aconteceu em agosto de 2017. Na ocasião, a dra Juliana falou sobre a questão do tráfico de animais silvestres e suas consequências.

ARTIGO NA REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC KIDS

Artigo na Revista National Geographic Kid, edição de setembro de 2017. A Dra Juliana M Ferreira explica para crianças que animais silvestres não são animais de estimação na revista National Geographic Kids.

https://pt.scribd.com/document/357403957/National-Geographic-Kids-September-2017 (página 29)

PALESTRA “HONORING THOSE WHO PROTECT WILDLIFE”

Em março 2017 a Freeland Brasil participa da reportagem “Honoring Those Who Protect Wildlife” uma discussão para homenagear pessoas que protegem a vida silvestre. Um evento em comemoração ao Dia Mundial da Vida e para homenagear defensores da linha de frente para a vida selvagem. Guardas florestais e especialistas em conservação trabalham para preservar espécies, eles protegem mais do que plantas e animais, eles protegem as comunidades.

AGENDA 2030 ONU, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A ONU criou em 2015 um plano de ação com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que prevê transformar nosso mundo em 15 anos, até 2030. Em Março de 2017 a Freeland Brasil se tornou colaboradora deste plano no Brasil na ação global de sensibilizar alunos e professores sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Essa ação conta com diversas instituições internacionais, como a ONG Uma Floresta para o Planeta Terra e o Instituto Jane Goodal, ambos da Espanha, além do apoio de embaixadas como da Holanda e Itália.
O projeto visa promover a participação da comunidade escolar de diversos países na construção de propostas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no qual os alunos enviaram cartas endereçadas à ONU com ideias para se atingir os objetivos. A Freeland convidou a Diretoria Regional de Ensino das escolas municipais do distrito do Butantã, São Paulo. As cartas dos alunos do Brasil se juntaram com cartas de crianças de várias partes do mundo, a serem entregues à ONU na COP23.

MESA REDONDA "WORLD WILDLIFE DAY"

Em março 2017 a Freeland Brasil participou da Mesa Redonda em comemoração ao World Wildlife Day, evento realizado pelo Departamento do Estado dos Estados Unidos da América.

https://blogs.state.gov/stories/2017/03/03/en/honoring-those-who-protect-wildlife

DOCUMENTÁRIO “E AGORA? O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL”

A Freeland Brasil, por sua Coordenadora Geral Jana Monteiro, contribuiu com a realização e apoiou o desenvolvimento do Documentário "E Agora? O Tráfico de Animais Silvestres no Brasil”. O documentário, realizado pela IDAV e com direção de Humberto Bassanelli, foi  lançado em Outubro de 2016.

A dra Juliana M Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil também participou do filme com depoimento.

PALESTRA NA UMAPAZ, NA XV SEMANA VOANDO COM AS AVES

A Freeland Brasil representada pela Dra. Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva, a convite do Depave-3, participa da UMAPAZ na XV Semana Voando com as Aves – São Paulo – SP, em Outubro de 2016 com a palestra "Aplicações da Genética na Conservação de Aves". Evento realizado em celebração ao Dia das Ave pela Divisão de Fauna Silvestre da SVMA, promovendo o Mini Curso de Observação de Aves para Iniciantes no Parque Ibirapuera. O programa incluiu ainda aulas práticas, técnicas para observação de aves e classificação das espécies. O Brasil é considerado o terceiro país no mundo em diversidade de aves. Além da beleza do canto e da plumagem, as aves desempenham papel fundamental no equilíbrio ecológico.

PALESTRA NA ESALQ/USP, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS, PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA APLICADA

A Freeland Brasil, por sua voluntária a Bióloga Rai Abreu de Lima, contribuiu para o conhecimento dos alunos do curso de Pós-Graduação Ecologia Aplicada, com a palestra sobre o Tráfico Ilegal de Fauna Silvestre na Esalq/USP, Departamento de Ciências Florestais. O evento se deu em Outubro de 2016.

NATIONAL GEOGRAPHIC LEARNING, CENGAGE LEARNING

Participação em exercício de "listening" para o material didático de ensino de Inglês produzido pela National Geographic Learning, Cengage Learning. Um trabalho de Educação e Conscientização sobre conservação da biodiversidade e tráfico de animais silvestres. A Cengage Learning é líder em soluções integradas de aprendizagem, oferece soluções completas de informação, conteúdos e ferramentas para clientes acadêmicos, profissionais e corporações. O livro foi lançado em setembro de 2016.

MATERIAL DIDÁTICO PARA O SISTEMA UNO DE ENSINO

Entrevista sobre conservação da biodiversidade e tráfico de animais silvestres, para compor o material didático que será fornecido a milhares de alunos do Sistema Uno de Ensino. O UNOi educação é uma instituição que trabalha em parceria com a escola e com a família para a transformação da educação, orientada por quatro conceitos-chave: inspiração, inteligência, inovação e interatividade. A entrevista foi gravada em julho de 2016 e o material tem previsão de publicação para o segundo semestre de 2018.

ARTIGO O TRÁFICO DE SÃO PAULO: O CONTRABANDO DA VIDA SELVAGEM DO BRASIL”

Artigo publicado na série “Comércio Latino Americano de Vida Selvagem” do Mongabay Notícias, um site de notícias e informações sobre ciência ambiental e conservação.
Máteria escrita por Sharon Guynup em Outubro 2015, com o título “O Tráfico de São Paulo: O Contrabando da Vida selvagem do Brasil”

 

https://news.mongabay.com/2015/10/sao-paolo-trafficking-smuggling-brazils-wildlife/

SÉRIE NATIONAL GEOGRAPHIC LIVE “THE STOLEN BIRDS OF BRAZIL”

Participação na Série National Geographic Live com a palestra tema: As Aves roubadas do Brasil, apresentada pela Diretora Executiva da Freeland Brasil, Dra Juliana Machado Ferreira no Simpósio em agosto de 2014 National Geographic Explorers, em Washington, DC.
A série National Geographic Live traz apresentações que provocam a reflexão pelos melhores exploradores, cientistas, fotógrafos e artistas de hoje. Cada apresentação é filmada na frente de uma audiência ao vivo na sede da National Geographic em Washington, D.C.


https://video.nationalgeographic.com/video/ferreira-birds-lecture-nglive

ARTIGO LUTANDO POR ESPÉCIES ROUBADAS DO BRASIL, NATIONAL GEOGRAPHIC

Artigo National Geographic em Maio de 2015, por By Ryan Schleeter, “Pergunte a um Especialista da Amazônia: o que será necessário para impedir o tráfico de animais selvagens” Entrevista com a bióloga de conservação Dra Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil.

https://www.nationalgeographic.org/news/ask-amazon-expert-what-it-will-take-stop-wildlife-trafficking/

ARTIGO “FREEBIRD: JULIANA MACHADO FERREIRA LIDERA A ACUSAÇÃO CONTRA O COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES DO BRASIL"

Entrevista para o TEDBlog em junho de 2014, por Karen Frances Eng, artigo “Freebird: Juliana Machado Ferreira lidera a acusação contra o comércio ilegal de animais silvestres do Brasil. Ela explica como uma geneticista de conservação usa conceitos e técnicas da genética para desenvolver estudos que visam conservar espécies silvestres.

https://blog.ted.com/juliana-machado-ferreira-battles-brazils-illegal-wildlife-trade/

Artigo na Revista Science in School, edição de agosto de 2012. A Dra Juliana M Ferreira explica sobre os grupos de animais mais procurados, os produtos frutos do tráfico de animais silvestres e a cultura animais silvestres como animais de estimação. Explicou também sobre as cautelas necessárias em compatibilidade genéticas de espécies.

https://www.scienceinschool.org/2012/issue24/juliana

REPRESSÃO AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES
PALESTRA “A GENÉTICA, OS BICHOS E O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?” TEDxUSP

Em fevereiro de 2013 a Dra Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil, participou do TEDxUSP com a palestra tema “A Genética, os Bichos e o que Você Tem a Ver Com Isso?”