NOSSO TIME

   A Freeland Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, cuja missão é a conservação da biodiversidade através do combate ao tráfico de espécies silvestres.

   A Freeland Brasil trabalha
por um mundo sustentável e livre do tráfico de espécies silvestres.

  

  Conheça nosso time:

Diana_edited.png

Diana Enriquez Cueva

Bolsista de Pesquisa de Ciências Biológicas

 

Atualmente graduanda em Ciências Biológicas no Instituto de Biociências da USP e aluna de Licenciatura na Faculdade de Educação da USP. Foi bolsista do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) entre 2019-2021 atuando como pesquisadora social. Também participou do PIBID no ano de 2021 desenvolvendo atividades educacionais no ambiente escolar. Entrou para a Freeland Brasil em 2022 atuando como estagiária na área de Ciências.

Juliana Machado Ferreira

Diretora Geral

 

Juliana tem paixão pela natureza e pelos animais desde criança. É formada em Ciência Biológicas e tem Mestrado e Doutorado em Biologia (Genética) pela Universidade de São Paulo (USP), sendo que desde 2005 vem se especializando em questões relativas ao combate ao tráfico de espécies silvestres. Recebeu treinamento no US Fish and Wildlife Service National Forensics Laboratory todos os anos entre 2005 e 2013, inicialmente como voluntária e então como pesquisadora visitante, tendo desenvolvido seu doutorado em colaboração com a instituição. Entre 2007 e 2013 atuou como voluntária da organização SOS Fauna. Foi selecionada como TED Fellow em 2009 e TED Fellow Senior de 2010 a 2012, Exploradora Emergente da National Geographic em 2014 e recebeu um prêmio de reconhecimento para mulheres em Ciência e Exploração da organização Wings WorldQuest em 2016. Atualmente faz parte do grupo diretivo da Global initiative to End Wildlife Crime. É membro fundadora da Freeland Brasil, atua como Diretora Executiva e como Coordenadora de projetos.


juliana@freelandbrasil.org.br       

  • LinkedIn

Jana Monteiro

Coordenadora Geral

 

Janaina especializou-se em Marketing pela Universidade de Boston, Graduada em Marketing e Propaganda pela Universidade Paulista, tem certificado em Administração de Empresas, focou sua atuação em planejamento de marketing e comunicação, e desenvolvimento de negócios. Em sua carreira conheceu e trabalhou com vários segmentos de negócios voltados ao cliente final e de empresa a empresa. Contribuiu para organizações multinacionais e nacionais para reposicionarem-se no mercado, iniciarem em novos mercados, inovarem na forma de se relacionar com o público, e para iniciarem a atuação no marketing. Desde 2014 faz parte da Freeland Brasil e hoje atua como Coordenadora Geral da Organização.


janaina@freelandbrasil.org.br        

  • LinkedIn

Leandro Bondar

Coordenador de Educação

 

Leandro é Pós Graduado em Meio Ambiente e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio e em Comunicação Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Desde 2012 atua pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo com gestão de parques e áreas de conservação. Dentre os diversificados projetos socioambientais, tem explorado espaços como ferramentas de Educação Ambiental. Em 2015 foi responsável pela elaboração de um Programa de Educação Ambiental para comunidades rurais no entorno do Aterro Sanitário de Bragança Paulista, no qual realizado em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Em 2017 passou a integrar a Freeland Brasil como Coordenador de Educação.


leandro@freelandbrasil.org.br        

  • LinkedIn

Nadia Moraes-Barros

Coordenador de Ciências

 

Nadia é Doutora em Biologia (Genética) pelo Instituto de Biociências e Graduada em Ciências Biológicas, ambos pela Universidade de São Paulo (IB-USP), Brasil. É membro do IUCN/SSC ASASG (Grupo de especialistas em Tamanduás, Preguiças e Tatus) atuando como Deputy Chair e Editora do periódico Edentata. Trabalha em colaboração com instituições governamentais brasileiras em planos de ação e estratégias de conservação para xenartros (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo; Ministério do Meio Ambiente - ICMBio). É pesquisadora do CIBIO-InBIO, Universidade do Porto, Portugal, onde conduz e orienta estudos voltados à Genética da Conservação nos Trópicos e Genética para o combate ao Tráfico de Fauna Internacional. Foi pesquisadora e orientadora junto ao Programa de Pós-graduação em Genética, IB-USP. Membro fundadora da Freeland Brasil, atua como Coordenadora de Ciências.  


nadia@freelandbrasil.org.br       

  • LinkedIn

Railiane Abreu

Equipe de Implementação de Projeto

 

Railiane tem Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba. Durante a graduação fez estágio no Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP, Laboratório de Mamíferos - LAMA, auxiliou na curadoria da coleção de mamíferos do laboratório, taxidermia e preparação de material cientifico, triagem e identificação de material de pelotas de coruja. Apresentou sua análise de dados e redação de trabalho no 7° Congresso Brasileiro de Mastozoologia em Gramado, RS, 2014. Seu trabalho de conclusão de curso com o título "Tráfico Ilegal de Fauna Silvestre no Brasil: Análise dos fatores envolvidos", a envolveu em pesquisas com profissionais da área para avaliar a percepção sobre o tráfico de espécies silvestres. Membro da Freeland desde 2017, atua na equipe de implementação da Freeland Brasil.


Julia Gonzalez

Equipe de Implementação de Projeto

 

Julia possui Mestrado em Ciências (Oncologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Física Médica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Supervisora de Radioproteção em Medicina Nuclear, certificada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e sempre procurou reduzir possíveis riscos ao meio ambiente relacionados ao uso de materiais radioativos em medicina. Pesquisadora desde 2006, apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais, em inglês e espanhol. Membro da Freeland desde 2019, atua na equipe de implementação de projetos da Freeland Brasil.


Pedro.jpeg

Pedro Yamassaki Silva

Bolsista de Pesquisa de Ciências Biológicas

 

Pedro é graduando em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências e aluno de licenciatura da Faculdade de Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Foi estagiário por dois anos (2019-2021) no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), que faz parte da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura do Município de São Paulo, onde trabalhou no setor de reabilitação de animais silvestres (CRAS), e onde realizou seu trabalho em colaboração com demais autores, sobre reabilitação de filhotes de Didephis aurita e Didelphis albiventris, publicado nos anais II Wildlife Clinic Congresse (2021). Estagiário desde 2022, na área de Ciências da Freeland Brasil.


Steve Galster

Conselheiro

 

Steve ajudou a desenvolver cinco organizações, incluindo Global Survival Network (EUA), Phoenix (Rússia), WildAid, ASEAN-WEN e Freeland. Steve atuou como Chefe de vários programas patrocinados pela USAID entre 2005-2012 e agora trabalha em estreita colaboração com a Secretaria da ASEAN, ONGs, Polícia, Alfândega e agências ambientais de 14 países asiáticos para desenvolver forças-tarefa multi-agências e iniciativas de conscientização pública para o crime organizado transnacional. Em seu currículo consta pesquisa investigativa, campanha de mídia e programas de desenvolvimento contra tráfico humano e de vida selvagem na antiga União Soviética, Estados Unidos da América, China, Afeganistão, África e Sudeste Asiático. Steve é fundador e Diretor Executivo da Freeland Foundation e  membro fundador da Freeland Brasil onde atua como Assessor Conselheiro para a articulação internacional e para de projetos de investigação e de combate a organizações criminosas.

Gustavo Cavenaghi

Gustavo Cavenaghi

Conselheiro

 

Líder de Investimentos & Gestão de Portfolio da Kortex Ventures, fundo de investimentos em empresas de tecnologia do setor de saúde. Gestor de fundos de Venture Capital, Gustavo fez sua carreira em empresas de tecnologia, gestoras de investimento e grandes corporações, sempre atuando com gestão e estruturação de negócios e investimentos no setor de tecnologia. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, é especialista em gestão de investimentos e membro do comitê de Corporate Venture na ABVCAP.s criminosas.