OBSERVATÓRIO DO TRÁFICO DE FAUNA Sobre Nós Nosso Trabalho Cursos Notícias Contato

O CENÁRIO DESCRITO PELAS AS NOTÍCIAS SOBRE O TRÁFICO DE FAUNA SILVESTRE NO BRASIL
O Observatório do Tráfico de Fauna teve sua primeira edição em setembro de 2020. Desde então diferentes formatos foram adotados para melhor expressar as informações, que agora podem ser exploradas em um novo painel interativo.
O Observatório do Tráfico acompanha as notícias diárias sobre as ações de combate ao tráfico de fauna no Brasil. No início do projeto publicávamos um resumo periódico dos principais indicadores do tráfico de fauna silvestre. Ao final de um ano de análises reunimos os dados deste período numa edição especial do Observatório do Tráfico. Em 2023 foi publicado o primeiro relatório com informações de apreensões compiladas de notícias online.
Os dados que compõem o relatório estão agora disponíveis para consulta através de um painel interativo. Nele é possível visualizar as diferentes categorias do que é apreendido, os grupos animais mais frequentes nas apreensões e em que região ocorreram. Os dados referem-se a apreensões reportadas não só no Brasil mas também na Argentina e no Paraguai.
A FREELAND CONTINUA DE OLHO NAS NOTÍCIAS SOBRE O TRÁFICO DE FAUNA NO BRASIL. ACOMPANHE O CONTADOR COM VALORES ACUMULADOS DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO OBSERVATÓRIO DO TRÁFICO DE FAUNA (SETEMBRO 2020)
Última atualização: Janeiro/2025

*Os números contabilizam os infratores em todos os eventos, ou seja, refletem também as recorrências
Os totais das ações de combate ao tráfico de fauna, valores das multas emitidas, bem como o total de animais e produtos de caça e pesca ilegal apreendidos, representam os valores acumulados conforme o informado nas notícias. Como nem todas as notícias reportam estes valores, e nem todas as apreensões são noticiadas, os totais aqui acumulados não refletem o total de animais envolvidos nas atividades ilegais que constituem o tráfico de fauna silvestre.
O PROJETO
O Observatório do Tráfico de Fauna faz um levantamento das ações de combate ao tráfico de fauna silvestre que são noticiadas nos veículos de comunicação on-line. Diferentes atividades ilegais de sobre exploração da fauna silvestre constituem o tráfico de fauna e envolvem desde a coleta e captura, manutenção, abate, transporte até o comércio ilegal de animais silvestres. O objetivo deste projeto é contribuir para a conscientização sobre o tráfico de fauna silvestre e também fornecer ferramentas de apoio às instituições governamentais responsáveis por monitorar e combater os ilícitos contra a fauna.
Os dados são obtidos das apreensões noticiadas pela mídia e/ou pelos sites oficiais das instituições que realizaram as autuações. É importante ressaltar que muitos animais traficados não são detectados e apreendidos. Além disso, nem todas as ações de combate ao tráfico de fauna são noticiadas e, portanto, acabam não sendo incluídas na compilação do Observatório.
Além disso, nem todas as notícias informam sobre a quantidade, espécies, total de animais apreendidos ou ainda número de autuados e valor das multas emitidas. Sendo assim, os números apresentados aqui não refletem os valores totais das apreensões, mas somente uma parcela desta quantidade.
O Observatório do Tráfico é uma iniciativa que integra o InfoTrafi da Freeland Brasil. A inciativa envolve atividades de conscientização à população, apoio às instituições governamentais e é desenvolvida no âmbito do projeto financiado pelo Escritório de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei, Departamento de Estado dos Estados Unidos (INL).
EQUIPE
Conceito e Coordenação
Base de Dados
Website e Mídias Sociais
Estagiário
| Nadia Moraes-Barros
| Juliana Machado Ferreira
| Diana Cueva
| Jana Monteiro
| Felipe Balisa