OBSERVATÓRIO

BEM VINDOS À NOVA PLATAFORMA DO OBSERVATÓRIO DO TRÁFICO | FREELAND BRASIL

logo(1).png

   Em Setembro de 2020, a Freeland Brasil lançava o projeto Observatório do Tráfico. Era a primeira edição de uma análise periódica das notícias sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil. Agora, o Observatório do Trafico tem um novo formato.

Animais e produtos de caça e pesca apreendidos, em cada mês, segundo as notícias publicadas.

   O Observatório do Tráfico está há um ano acompanhando as notícias diárias sobre as ações de combate ao tráfico de fauna. A cada quinzena publicamos um resumo dos principais indicadores e ao final de um ano reunimos os dados deste período numa edição especial do Observatório do Tráfico.

   Agora, o Observatório do Tráfico tem num novo formato. Queremos com isso trazer uma visão global sobre a situação deste crime, de modo a expressar não só a sua dimensão como também a sua recorrência.

   Os dados são apresentados mês a mês (iniciando o período sempre em Setembro de cada ano, mês em que iniciamos o registro das notícias).

​​​   Os novos registros de animais apreendidos são classificados pelos grandes grupos taxonômicos. As ações de combate ao tráfico, noticiadas em cada estado no último mês, podem ser visualizadas no mapa acima.

   As edições anteriores do Observatório, bem como a edição especial de um ano, estão disponíveis aqui

TOTAIS ACUMULADOS DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO OBSERVATÓRIO DO TRÁFICO (SETEMBRO 2020), E CONTANDO ...

   *Os números contabilizam os infratores em todos os eventos, ou seja, refletem também a recorrências

 Os totais das ações de combate ao tráfico de fauna, valores das multas emitidas, bem como o total de animais e produtos de caça e pesca ilegal apreendidos, representam os valores acumulados desde a primeira edição do Observatório do Tráfico, publicada em Setembro de 2020.

O PROJETO

   O Observatório do Tráfico faz um levantamento das ações de combate ao tráfico de fauna silvestre, um crime que envolve diferentes atividades desde a coleta, manutenção, transporte até o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil, e que são noticiadas nos veículos de comunicação on-line. Seu objetivo é contribuir para a conscientização sobre este crime e também mostrar o trabalho intenso e incansável de diferentes instituições de fiscalização e aplicação da lei.


​   Os dados recolhidos pelo Observatório do Tráfico são das ações que foram noticiadas pela mídia e/ou pelos sites oficiais das instituições que realizaram as autuações. É importante ressaltar que muitos animais traficados não são detectados e apreendidos. Além disso, nem todas as ações de combate ao tráfico de fauna são noticiadas e, portanto, acabam não sendo incluídas na compilação do Observatório.


   Nem todas as notícias informam a sobre a quantidade, espécies, total de animais apreendidos ou ainda número de autuados e valor das multas emitidas. Sendo assim, os números apresentados aqui não refletem os valores totais das apreensões, mas somente uma parcela desta quantidade.  


​   O Observatório do Tráfico é uma iniciativa que integra o Projeto InfoTrafi da Freeland Brasil.

EQUIPE

Conceito e Coordenação

Base de Dados

Edição, Website e Mídias Sociais

| Nadia Moraes-Barros

| Juliana Machado Ferreira

| Railiane Abreu

| Jana Monteiro