top of page
Foto do escritorfreelandbrasil

FREELAND PUBLICA O PRIMEIRO RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO DO TRÁFICO

A FREELAND Brasil no âmbito do projeto Observatório do Tráfico de Fauna, acaba de lançar o relatório “O TRÁFICO DE FAUNA SILVESTRE SEGUNDO AS NOTÍCIAS: AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PUBLICADAS PARA O BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI ”


O projeto Observatório do Tráfico de Fauna da Freeland Brasil iniciou em Setembro de 2020 e desde então acompanha as notícias que reportam ações de combate ao tráfico de fauna silvestre no Brasil. O relatório agora publicado traz a análise sobre cinco anos de notícias publicadas na mídia digital e inclui, para além das ações reportadas para o Brasil, as notícias divulgadas para a Argentina e o Paraguai, totalizando mais de 80 mil links analisados.  O relatório, produzido sob coordenação da Dra. Nadia Moraes-Barros, Coordenadora de Ciências da Freeland Brasil, traz os principais padrões e tendências do tráfico de fauna silvestre e constitui a primeira análise feita em nível nacional, utilizando como fonte de informação notícias publicadas na mídia digital. O foco da análise é o Brasil, mas a publicação traz também uma discussão sobre indícios de tráfico transnacional que envolva a região da tríplice fronteira sul-americana.


A publicação é lançada no escopo de um projeto coordenado pela Dra Juliana Machado Ferreira, Diretora Executiva da Freeland Brasil, e financiado pelo Gabinete de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei, do Departamento de Estado dos Estados Unidos (INL, U.S. Department of State).


O relatório é estruturado em diferentes temas, trazendo uma análise geral sobre que tipo de dados se pode obter das notícias, os diferentes componentes ou etapas da cadeia de atividades que envolve o crime de tráfico de fauna silvestre, a descrição dos crimes associados identificados e a de onde e o quê é apreendido. Este último tópico destaca os animais mais frequentes nas apreensões registradas e traz a lista de nomes de todos os animais descritos nas notícias e, quando possível, seu correspondente nome científico.


Esta publicação, lançada agora em sua versão digital, está disponível no site da Freeland Brasil e seu acesso se dá através do preenchimento de um formulário simples. Em breve serão publicadas as versões em inglês e em espanhol. Para acessar o formulário e baixar relatório clique na imagem abaixo.



278 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page