top of page

Freeland treina 250 agentes em capacitação internacional sobre tráfico de animais silvestres



A organização Freeland-Brasil desenvolveu, em colaboração com o IBAMA, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e o Gabinete de Assuntos Internacionais de Aplicação da Lei e Narcóticos (INL, Depto de Estado dos Estados Unidos), a capacitação “Detecção do Tráfico Transfronteiriço de Espécies Silvestres”.


Foram três edições de 5 dias, somando 20 horas de treinamento 100% online por edição, nos meses de Junho e Julho de 2022, oferecidas a agentes de combate ao tráfico de fauna brasileiros e argentinos.


O programa do curso teve foco no aumento da detecção do tráfico de fauna transnacional e envolveu módulos sobre a CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Flora e Fauna Silvestres Ameaçadas de Extinção) e sua implementação no Brasil e na Argentina, requisitos de licenças para espécies listadas na CITES, identificação de fraude e falsificação em licenças, espécies de animais mais traficadas transacionalmente, métodos de contrabando e acobertamento de fauna e produtos de fauna ilegais, gestão de evidências, entregas controladas, gestão de perfil de risco, condução de operações transnacionais contra o tráfico de fauna silvestre, entre outros.


Um dos principais objetivos do treinamento foi a troca de experiências, desafios e necessidades entre participantes das diferentes instituições convidadas – do Brasil: IBAMA, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, e da Argentina: Policía Federal Argentina, Policía de Seguridad Aeroportuária, Prefectura Naval Argentina e Gendarmería Nacional Argentina.

O curso contou com instrutores internacionais, como por exemplo ex-policiais e ex-inspetor da aduana dos Estados Unidos, além de instrutores do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, assim como instrutores e palestrantes de diversas instituições, dentre as quais, IBAMA, Polícia Federal do Brasil, ex-autoridade CITES da Argentina e ex-policial aeroportuário da Argentina.


O Objetivo foi uma capacitação ampla para aumentar a conscientização de agentes de diferentes instituições governamentais sobre a relevância do tráfico de espécies silvestres, o modus operandi, ferramentas e formas para combater esse crime em colaboração com outras instituições. No próximo ano estes participantes poderão se inscrever para uma capacitação presencial para se formarem instrutores deste curso, podendo, assim, replicar a capacitação em suas instituições.


-------

A organização Freeland-Brasil (www.freeland.org.br) tem como missão a conservação da biodiversidade através do combate ao tráfico de espécies silvestres. O trabalho é dividido em três frentes principais: (1) Educação e conscientização para redução de demanda; (2) Pesquisa científica e capacitação para apoio ao trabalho das agências de aplicação da lei; (3) Políticas públicas e articulação internacional para a institucionalização do combate ao tráfico de espécies silvestres. A Freeland-Brasil é o braço sul-Americano da Freeland Foundation (www.freeland.org), que tem sede na Tailândia e vem desenvolvendo programas de combate ao tráfico de pessoas e de espécies silvestres respeitados internacionalmente.

77 views0 comments
bottom of page